quarta-feira, 12 de março de 2014

Linguagens e Códigos - Aula II

TEORIA DISSERTATIVA PARA O ENEM
:: Prof.: João Filho

Dissertar é tratar com desenvolvimento um ponto doutrinário, um tema abstrato, um assunto genérico, ou seja:

Dissertar é expor ideias em torno de um problema 
qualquer e/ ou argumentar sobre elas.


Consiste na exposição de um assunto, no esclarecimento das verdades que o envolvem, na discussão da problemática que nele reside, na defesa de princípios, na tomada de posições. Caracteriza-se a dissertação pela análise objetiva de um assunto, pela sequência lógica das ideias, quando refletidas e expressas, pela coerência na exposição delas.

A redação expositiva ou dissertativa implica uma estrutura organizada em etapas que focalizem o assunto a partir da técnica determinada, buscando objetivos precisos.

Portanto, a dissertação exige reflexão e seleção de ideias. Exige que se monte um plano de
desenvolvimento.

Para escrever bem, é preciso estar plenamente senhor do seu assunto; é preciso refletir bem sobre ele, para ver claramente a ordem dos pensamentos e formular deles uma sequência, uma cadeia, em que cada ponto representa uma ideia.

Convém certo domínio do conhecimento do assunto, cultura apreciável e, sobretudo, domínio das estruturas sintáticas mais elaboradas, do período composto por subordinação. As orações reduzidas de infinitivo, particípio e gerúndio constituem excelente material.

Esse é o tipo de redação pedido (ou esperado) pela maioria dos candidatos do Brasil.

Para quem vai fazer uma dissertação, é importante:
  • a) examinar o tema, entendê-lo e relacioná-lo a alguma situação conhecida;
  • b) anotar as ideias (argumentos favoráveis e contrários) que conseguir sobre o tema;
  • c) decidir a posição (favorável ou contrária) que vai defender, no caso do texto dissertativo argumentativo;
  • d) fazer um rol do vocabulário (elenco de palavras) que se refere ao assunto;
  • e) rascunhar a dissertação a partir do tema, com rápida introdução em que podem aparecer dados históricos, opiniões gerais;
  • f) apresentar os argumentos começando pelo mais simples, já atacando os contrários e enaltecendo os favoráveis;
  • g) concluir o trabalho à vista dos argumentos;
  • h) revisar o texto:
    – eliminando o que for supérfluo ou ineficaz, como repetições, frases que pouco dizem (e que, portanto, não fazem falta);
    – alterando, se preciso, a ordem dos argumentos;
    – corrigindo os erros de concordância, de regência, de pontuação, de ortografia, de acentuação;
  • i) rever o texto, analisando-o como supõe que o examinador o analisará, lembrando-se de que nenhum examinador gostaria de ter de decifrar a letra.

AS PARTES DA DISSERTAÇÃO: ESTRUTURA

Parágrafo procedimentos

1. Introdução 1 tese/ideia central
A proposição deve ser clara, definida, inconfundível quanto ao que se afirma ou nega. É fundamental que o candidato defina, logo de saída, o que pretende provar de maneira inequívoca.

Parágrafo(s) procedimentos

2. Desenvolvimento 1/4 fundamentação
É nesse estágio que o candidato apresenta a formulação dos seus pensamentos. Ocorrem as evidências, ou seja, as provas, o suporte das suas ideias por meio de fatos, dados estatísticos, comparações e exemplos.

Parágrafo procedimentos

3. Conclusão 1 ratificação da tese
A conclusão surge naturalmente das provas apresentadas. É um realce à tese na introdução. Consiste em pôr em termos claros, insofismáveis, a essência da proposição.

O padrão dissertativo-argumentativo: características

O texto dissertativo-argumentativo é aquele em que se apresenta e se defende uma ideia, posição, ponto de vista ou opinião a respeito de determinado tema. Assim, o texto é argumentativo porque o objetivo é a defesa, por meio de argumentos convincentes, de uma ideia ou opinião; e dissertativo porque se estrutura sob a forma dissertativa – proposição, argumentação e conclusão.

A proposição, também chamada de tese, é a ideia que se defende, uma afirmativa suficientemente definida e limitada, e constitui o eixo central do texto para o qual vão concorrer todas as outras ideias que reforçam a posição apresentada, pois a argumentação pressupõe a possibilidade de divergência de opinião.

Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese ou proposição, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese ou proposição) porque... (argumentos). Os argumentos podem ser configurados como exemplos, dados estatísticos, fatos comprováveis, evidências, testemunhos, fatos históricos... Portanto, as estratégias argumentativas abrangem variados recursos para envolver o leitor, para impressioná-lo, para convencê-lo, para gerar credibilidade. Para essa sustentação da tese, concorrem elementos de raciocínio e de uso da linguagem, tais como clareza, emprego do padrão culto ou formal da língua, estruturação coesa e coerente do texto, antecipação e oposição a contra-argumentos, qualidade e autoridade das fontes das citações, entre outros recursos.

Para que se cumpra o objetivo do texto dissertativo argumentativo – o de mostrar a veracidade ou a propriedade da proposição defendida –, as ideias não devem ser vinculadas pessoalmente, subjetivamente ao autor, mas apresentadas como “acima” dele, como pertencentes a todos. Deve-se adotar, assim, uma posição impessoal, aparentemente neutra, que atenue a dialogia e oculte o agente das ações. Gramaticalmente, há muitas formas de se conseguir esse objetivo: com a generalização do sujeito, com o emprego da primeira pessoa do plural; com a ocultação do agente, com o uso de expressões do tipo é preciso, é necessário, é urgente; com o emprego de agente sob a forma de ser inanimado, fenômeno, instituição ou organização; ou ainda pelo uso gramatical do sujeito indeterminado e da voz passiva.

Fonte: INEP

A INTRODUÇÃO

Começar a redação, para alguns candidatos, é tarefa ingrata e, às vezes, irrealizável, determinando, dessa forma, seu insucesso. Há candidatos que sentem verdadeiro pavor como "como é que eu começo?!. isso, porém, vai deixar de ser problema.

Existem diversos procedimentos para se elaborar a introdução: do geral para o particular, do passado para o presente, comparações, contrastes, citações e interrogações. Na introdução, é apresentado o assunto a ser discutido. Cada uma das introduções a seguir foi elaborada por um método que não precisa, obrigatoriamente, manter-se no desenvolvimento do texto.

PROCEDIMENTOS

Alusão histórica
Desde o surgimento das primeiras civilizações, o homem vem prejudicando a natureza, ora pela destruição das florestas, ora pelo aniquilamento dos animais.

Definição
Trabalho é uma força produtiva que se opera pelo empreendimento físico ou intelectual. Uma sociedade revela-se injusta e inoperante quando subestima o trabalho artístico, despreza o intelectual e marginaliza o braçal, em favor daqueles que detêm a propriedade, a indústria e o comércio.

Sequência de interrogações
Há como conciliar casamento e liberdade? A manutenção do casamento implica renúncias e concessões? A mudança de hábitos comportamentais decretou a falência dessa instituição?

Para construir o parágrafo introdutório, o candidato deve considerar as abordagens mais coerentes com seu conhecimento sobre o tema.

Apresentação de dados estatísticos
Uma pesquisa recente do Instituto Gallup mostrou que 90% dos americanos nascidos depois da Segunda Guerra condenam o uso da bomba atômica. Há uma completa inversão de valores: em 1945, exatamente 90% da população americana aprovaram o bombardeio atômico desde o Japão.

Com ideias contrastantes
Enquanto os grandes salões de alta costura das grandes capitais exibem coleções de vestimentas suntuosas, os marginais da sociedade morrem de frio por falta de agasalho.

O importante é que, na introdução de uma redação dissertativa, apareça o tema, o ponto de vista, a tese, alguma referência, enfim, ao assunto da redação; daí nada obsta que, na introdução, apareçam as palavras que compõem o tema/título.

Portanto, a maneira mais simples (de se vencer o tormento) de iniciar uma redação – e de que todos dispõem – é falar sobre ela mesma, sobre o tema dado, o assunto pedido, o título sugerido. Não há que se inventar nada. Ele já está lá, à nossa disposição. Dessa forma, não há nada por temê-lo, mas apreciá-lo pelas vantagens que pode oferecer-nos.

Para construir o parágrafo introdutório, o candidato deve considerar as abordagens mais coerentes com seu conhecimento sobre o tema.

O DESENVOLVIMENTO

Seja argumentativo, seja expositivo, o desenvolvimento de um texto dissertativo geralmente apresenta uma ideia-núcleo por parágrafo. Para não se tomar apenas uma declaração superficial, a cada ideia-núcleo devem ser agregadas justificativas, evidências e exemplos.

Observe como a ideia-núcleo a seguir apresenta-se sem força argumentativa por lhe faltar explicação mais específica e pormenorizada:

"O papel do negro escravo foi decisivo para o começo da história econômica de um país fundado, como era o caso do Brasil."

Atente, candidato, para as questões que qualquer examinador gostaria de ver explicadas com relação à afirmação feita:
  • por que o papel do negro foi decisivo?
  • que período da história econômica?
Declarações, apreciações, julgamentos expressam opinião pessoal, indicam aprovação ou desaprovação, mas sua validade deve ser demonstrada ou provada.

Candidato, só os fatos provam! Sem eles, toda declaração é gratuita, porque é infundada; por isso, facilmente contestável.

"O papel do negro escravo foi decisivo para o começo da história econômica de uma país fundado, como era o caso do Brasil, sob o signo do parasitismo imperialista. Sem o escravo, a estrutura econômica do País jamais teria existido. O africano escravizado construiu as fundações da nova sociedade com a flexão e a quebra de sua espinha dorsal, quando, ao mesmo tempo, seu trabalho significava a própria espinha dorsal daquela colônia. Ele plantou, alimentou e colheu a riqueza material do País para o desfrute exclusivo da aristocracia branca; tanto nas plantações de cana-de-açúcar e café e na mineração, quanto nas cidades, o africano incorporava as mãos e os pés das classes diferentes que não se autodegradavam em ocupações vis como aquelas do trabalho braçal. A nobilitante ocupação das classes dirigentes – os latifundiários, os comerciantes, os sacerdotes católicos – consiste no exercício da indolência, no cultivo da ignorância, do preconceito, e na prática da mais licenciosa luxúria."

Argumentar é convencer ou tentar convencer mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente.

A CONCLUSÃO

Se na introdução se apresenta o assunto e no desenvolvimento há a ampliação e a comprovação da tese, na conclusão cabe o arremate. Assim, você pode elaborar uma síntese do conteúdo exposto, apontar uma perspectiva de solução, ratificar o posicionamento da tese ou, até mesmo, combinar essas possibilidades.

Para concluir, basta ao candidato proceder de forma coerente com a discussão. Sintetize o assunto, retome o ponto de vista da tese e lance uma perspectiva sobre o problema.

REVISÃO DA ESTRUTURA DISSERTATIVA PARA O ENEM:

A introdução

Comando da proposta

+

Tese: O que eu vou defender?

* Evitar meras exposições.

O desenvolvimento

Desenvolvimento:
  • Argumentação / defesa de ponto de vista;
  • Confirmação da tese
+
  • Repertório ilustrativo: Informações históricas, jornalísticas, científicas, literárias.

A conclusão

Conclusão:

Procedimentos:
  • Cabe o que a quem?
  • O que fazer / como fazer?
  • Guia do Participante Enem 2013: “detalhamento”.

2012:
200 pontos O participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.

2013:
200 pontos Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

REGRAS DE CONCLUSÃO:
  1. Tudo que foi problematizado na tese e/ou no desenvolvimento deve ser rebatido na conclusão.
  2. Só se pode rebater o que se tratou como problema.
  3. A conclusão tem íntima relação com a tese introdutória.

ANOTAÇÕES

Competências
  1. Escrita formal;
  2. Compreender a proposta;
  3. Defesa de um ponto de vista;
  4. Mecânica linguística;
  5. Elaborar proposta.
Redação do ENEM
  1. Apresentação da tese, fonte e opinião;
  2. Defesa da tese;
  3. A argumentação.
Etapa de planejamento
  1. Geração de ideias;
  2. Seleção de ideias;
  3. Ordenação de ideias;
  4. Rascunho;
  5. Revisão gramatical;
  6. Editoração.
Vídeos

AE 2014 [9/3] - Prof. João Filho - Língua Portuguesa - parte 1/6



AE 2014 [9/3] - Prof. João Filho - Língua Portuguesa - parte 2/6



AE 2014 [9/3] - Prof. João Filho - Língua Portuguesa - parte 3/6



AE 2014 [9/3] - Prof. João Filho - Língua Portuguesa - parte 4/6



AE 2014 [9/3] - Prof. João Filho - Língua Portuguesa - parte 5/6



AE 2014 [9/3] - Prof. João Filho - Língua Portuguesa - parte 6/6



AE 2013 [8/9] Redação, parte 1/3


AE 2013 [8/9] Redação, parte 2/3


AE 2013 [8/9] Redação, parte 3/3



 Aula Livre

 Redação | aula 01 - Dissertação Argumentativa



 Redação - Aula 02 - Estrutura de redação para o ENEM - Parte I



 Redação - Aula 03 - Estrutura de redação para o ENEM - Parte II



 Redação - Aula 04 - Dissertação



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 Redação - Aula 06 - Principais erros e temas importantes



Podcast

AE 2014 [9/3] - Prof.: João Filho - Português - Aula II
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